segunda-feira, 12 de março de 2012

O importante é vencer?

Com a proximidade das Olimpíadas de Londres vários canais têm mostrado cenas de Olimpíadas passadas, grandes jogos, participações do Brasil, etc...

Hoje vi uma cena que me chamou muito a atenção: a seleção brasileira de vôlei masculino no pódium recebendo medalha de prata com uma expressão de abatimento e tristeza estampada nos rostos. Eu fiquei pensando: por quê? Por que não ficar feliz por ter conseguido ficar em segundo lugar, tendo sido a melhor seleção, exceto uma? 

Discordo totalmente de uma frase do Ayrton Senna: “O importante é ganhar tudo e sempre. Essa coisa de que o importante é competir é pura demagogia”.

É bom vencer, mas as pessoas às vezes dão uma dimensão exagerada à necessidade de ser “o melhor”. Esta busca desmedida pela vitória traz muito mais sofrimento do que alegrias, afinal apenas um vence. 

Um dia destes vi uma pequena parte de um programa na TV (não conseguiria continuar assistindo!). O programa mostra meninas de 5 ou 6 anos sendo preparadas para serem pequenas misses. As meninas passam horas cuidando do cabelo, maquiagem, ensaiando o desfile e tendo as mães ao seu redor; as elogiando e incutindo nelas o pensamento de que vão ganhar o concurso, porque são as mais bonitas. Era deprimente ver as meninas perdendo suas infâncias para serem moldadas para vencer. O que vai acontecer com a única que ganhar o concurso? Vai se sentir a mais bonita, a rainha da beleza, a que está acima de todas as outras. E o que vai acontecer com todas as outras? Vão sentir o gosto da derrota e ver nos rostos das suas mães o quanto estão decepcionadas. E para quê tudo isto? Por quê uma mulher que venceu o concurso de rainha do bairro, da cidade, da região e do estado se sente perdedora se ficar em segundo no miss Brasil? Todas as outras vitórias deixaram de ter valor?

No futebol não é absurdo que o primeiro lugar da série B é aclamado e comemora, enquanto os últimos colocados da série A se sentem fracassados? Mas os últimos colocados da série A não são (a princípio) melhores do que os primeiros colocados da série B?

Eu acho que os pais devem cuidar muito para não estimular nos filhos o gosto exagerado pela competição e a necessidade de ficar em primeiro lugar, pois é muito mais provável que estejam criando filhos que vão se sentir derrotados do que vencedores. 

Os pais querem sempre estimular os filhos para que se dediquem, busquem sempre se superar e acreditem em si, mas eles não precisam condicionar a sua felicidade ao fato de superar a todos os outros. Estimulem para buscarem o sucesso, mas não necessariamente para ser melhor do que os outros, até porque ninguém vai ganhar sempre. 

Eu gosto de ver em finais de partidas de vários esportes, competições de ginástica, festivais de músicas, quando os adversários se cumprimentam e parabenizam (sinceramente) aquele que o venceu: não por falsa cordialidade, mas por sincera admiração; por entenderem que naquele momento o outro esteve melhor e merece ser reconhecido por isto.